terça-feira, 2 de outubro de 2012

RELATÓRIO DESCRITIVO DOS PRINCÍPIOS DE ENSINO NAS PRÁTICAS DO COTIDIANO


RELATÓRIO DESCRITIVO DOS PRINCÍPIOS DE ENSINO NAS PRÁTICAS DO COTIDIANO

“A primeira tarefa da educação é ensinar a ver...“É através dos olhos que as crianças tomam contato com a beleza e o fascínio do mundo...“Os olhos têm de ser educados para que nossa alegria aumente.” Rubem Alves

O presente relatório trata da descrição dos princípios de ensino das minhas práticas no cotidiano escolar na Educação Infantil do turno vespertino da Escola Municipal Professor Arnaldo Monteiro. A turma é constituída por uma professora (Simone) e uma auxiliar (Graça) e por 26 crianças na faixa etária de quatro a cinco anos e meio.

Atualmente a turma está engajada no projeto “CRIANÇAS E FRUTAS: UM DELICIOSO FESTIVAL DE CORES, SABORES E SABERES.” O qual surgiu, a partir do projeto anterior que tinha como temática “As plantas no ambiente”, neste projeto percebemos que chamou muito à atenção das crianças a questão da importância da preservação das plantas, como nascem, e principalmente as partes que servem de alimento, em especial as frutas.
O projeto tem como objetivo principal ajudar a criança a construir o conceito de número, assim, estamos trabalhando com ações de classificar, ordenar/seriar, comparar as frutas em função de diferentes critérios (conhecimento lógico-matemático). Além disso, também exploramos o conhecimento das características físicas das frutas como: cor, espessura, formato, peso, textura da casca e da polpa, sabor, tamanho das frutas e das sementes, flexibilidade: se é dura mole, se descascamos ou partimos com a mão ou utilizando uma faca, etc. (conhecimento físico).
Grandes desafios! Ao termos a clareza de que as crianças são capazes de se engajar em um projeto de estudo desde que estejam implicadas, afetiva e cognitivamente, na temática a ser explorada, nos sentíamos instigadas a escutar, ver, observar os movimentos das crianças, suas conversas, suas indagações, os conteúdos expressos através das brincadeiras de faz-de-conta, etc.
Temos a consciência de que a criança, para construir conhecimentos, precisa agir, perguntar, ler o mundo, olhar imagens, criar relações, testar hipóteses e refletir sobre o que faz, de modo a reestruturar o pensamento permanentemente. Assim, em nossa prática neste projeto, temos priorizado atividades nas quais as crianças estabeleçam relações e conexões entre várias frutas que já conheciam e trazendo outras que ainda não conheciam construindo os conhecimentos através de uma forma lúdica e prazerosa.
As crianças têm se mostrado muito alegres e satisfeitas com as atividades propostas, tanto nas aulas onde observam, manipulam, cheiram , ordenam, classificam as frutas, etc., quanto nas atividades de registros, e principalmente nos momentos de comilança.
Embasadas nos estudos realizados a partir das discussões em sala sobre a teoria de Kami, temos conseguido identificar melhor como os processos de aprendizagem dos conteúdos propostos estão se dando no pensamento das crianças e como podemos mediar estes processos para que elas avancem.
Ao final do estudo, esperamos o progresso das crianças em relação ao nível de compreensão do conceito do número. Além disso, o estudo deverá colaborar com o avanço dos processos de leitura e escrita, de situações do uso dos números, da produção gráfica, da percepção de conceitos da sociedade, de entendimento sobre a importância do hábito de comermos frutas para termos uma alimentação mais saudável e em conseqüência, termos mais saúde. Ampliando, dessa forma, a visão e conhecimento de mundo dos educandos através de experiências e vivências significativas.

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