terça-feira, 2 de outubro de 2012


DESFILE EM COMEMORAÇÃO A SEMANA DA PÁTRIA!

Atividade que envolveu toda a comunidade escolar.

    A Pátria é o lar onde cultivamos nossa cultura, a alma do nosso povo. A reflexão sobre o processo ocorrido na Independência do Brasil é muito importante para que nossos alunos compreendam o passado histórico do nosso país, valorizem a nossa pátria e as lutas constantes do nosso povo pela conquista da cidadania.

A semana da pátria nos traz um grande desafio: Se o Brasil é nosso, que tipo de pátria queremos fazer dele? Como podemos participar dessa história? E a nossa escola, o que representa nessa pátria? Que educação queremos e temos o direito de ter? Como podemos colaborar para transformarmos a escola que temos na escola que queremos?









 Agradecemos a todos pela participação!

Equipe Arnaldo Monteiro

RELATÓRIO DESCRITIVO DOS PRINCÍPIOS DE ENSINO NAS PRÁTICAS DO COTIDIANO


RELATÓRIO DESCRITIVO DOS PRINCÍPIOS DE ENSINO NAS PRÁTICAS DO COTIDIANO

“A primeira tarefa da educação é ensinar a ver...“É através dos olhos que as crianças tomam contato com a beleza e o fascínio do mundo...“Os olhos têm de ser educados para que nossa alegria aumente.” Rubem Alves

O presente relatório trata da descrição dos princípios de ensino das minhas práticas no cotidiano escolar na Educação Infantil do turno vespertino da Escola Municipal Professor Arnaldo Monteiro. A turma é constituída por uma professora (Simone) e uma auxiliar (Graça) e por 26 crianças na faixa etária de quatro a cinco anos e meio.

Atualmente a turma está engajada no projeto “CRIANÇAS E FRUTAS: UM DELICIOSO FESTIVAL DE CORES, SABORES E SABERES.” O qual surgiu, a partir do projeto anterior que tinha como temática “As plantas no ambiente”, neste projeto percebemos que chamou muito à atenção das crianças a questão da importância da preservação das plantas, como nascem, e principalmente as partes que servem de alimento, em especial as frutas.
O projeto tem como objetivo principal ajudar a criança a construir o conceito de número, assim, estamos trabalhando com ações de classificar, ordenar/seriar, comparar as frutas em função de diferentes critérios (conhecimento lógico-matemático). Além disso, também exploramos o conhecimento das características físicas das frutas como: cor, espessura, formato, peso, textura da casca e da polpa, sabor, tamanho das frutas e das sementes, flexibilidade: se é dura mole, se descascamos ou partimos com a mão ou utilizando uma faca, etc. (conhecimento físico).
Grandes desafios! Ao termos a clareza de que as crianças são capazes de se engajar em um projeto de estudo desde que estejam implicadas, afetiva e cognitivamente, na temática a ser explorada, nos sentíamos instigadas a escutar, ver, observar os movimentos das crianças, suas conversas, suas indagações, os conteúdos expressos através das brincadeiras de faz-de-conta, etc.
Temos a consciência de que a criança, para construir conhecimentos, precisa agir, perguntar, ler o mundo, olhar imagens, criar relações, testar hipóteses e refletir sobre o que faz, de modo a reestruturar o pensamento permanentemente. Assim, em nossa prática neste projeto, temos priorizado atividades nas quais as crianças estabeleçam relações e conexões entre várias frutas que já conheciam e trazendo outras que ainda não conheciam construindo os conhecimentos através de uma forma lúdica e prazerosa.
As crianças têm se mostrado muito alegres e satisfeitas com as atividades propostas, tanto nas aulas onde observam, manipulam, cheiram , ordenam, classificam as frutas, etc., quanto nas atividades de registros, e principalmente nos momentos de comilança.
Embasadas nos estudos realizados a partir das discussões em sala sobre a teoria de Kami, temos conseguido identificar melhor como os processos de aprendizagem dos conteúdos propostos estão se dando no pensamento das crianças e como podemos mediar estes processos para que elas avancem.
Ao final do estudo, esperamos o progresso das crianças em relação ao nível de compreensão do conceito do número. Além disso, o estudo deverá colaborar com o avanço dos processos de leitura e escrita, de situações do uso dos números, da produção gráfica, da percepção de conceitos da sociedade, de entendimento sobre a importância do hábito de comermos frutas para termos uma alimentação mais saudável e em conseqüência, termos mais saúde. Ampliando, dessa forma, a visão e conhecimento de mundo dos educandos através de experiências e vivências significativas.

De volta ao Aconchego desta Escola

Boa tarde a todos e todas que seguem e acessam este blog.
Inicialmente quero agradecer o acesso e  apoio a este trabalho, tão simples, mas feito com todo o carinho.
Gostaria de pedir desculpas por não atualizar o blog desde 2011, porém, voltando as atividades e resgatando as novas possibilidades de contactar com vocês novamente.
Em primeiro lugar, iremos dar continuidade ao trabalho deixando registradas aqui nossas atividades pedagógicas, desde a Educação Infantil ao 5º ano do Fundamental.
Temos muitas novidades...Aguardem.
Atenciosamente,
Silvana Amaral